O prefeito de São José do Rio Preto Coronel Fábio Candido, se reuniu na tarde desta segunda-feira, 17/2, com o juiz da Vara da Infância e Juventude, Evandro Pelarin, e o promotor da Infância e Juventude da Comarca de Rio Preto, André Luís de Souza. O encontro, realizado no gabinete do prefeito, teve como pauta a apresentação e o fortalecimento de projetos voltados à proteção e recuperação de crianças e adolescentes no município.
Durante a reunião, foram apresentados três núcleos de atuação da Vara da Infância e Juventude, um que acompanha adolescentes que cometeram atos infracionais; outro voltado ao atendimento de crianças vítimas de violência; e o núcleo de Justiça Restaurativa, que atua em diferentes frentes, incluindo pessoas em situação de rua, escolas e idosos.
Além das autoridades do Judiciário, participaram do encontro psicólogas e assistentes sociais do setor técnico do órgão, além do Tenente Coronel John Heberth Rodrigues, comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar Ambiental; o Chefe de Gabinete, Coronel Rodrigo Carmona; a Secretária de Comunicação, Amália Paci; a Secretária da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial, Rosicler Quartieri; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Negócios de Turismo, Mario Welber; o vereador Alexandre Montenegro; e o Padre Pedro Henrique Santana Machado, da Paróquia Santo Antônio de Pádua.
O prefeito destacou a importância da prevenção como principal estratégia para reduzir a vulnerabilidade social e fortalecer os laços familiares. “Ao longo da minha trajetória trabalhando nas ruas, pude ver de perto a realidade de muitos jovens. Com o tempo, compreendi que o caminho para a transformação passa pela prevenção, pelo fortalecimento das famílias e pela valorização dos princípios que sustentam nossa sociedade”, afirmou.
Outro ponto abordado pelo prefeito foi a implantação do Colégio Cívico-Militar na cidade. “Em breve, iniciarei um diálogo com a população para discutir a disponibilização gratuita de um colégio cívico-militar, um modelo que visa oferecer mais oportunidades educacionais e disciplinares aos nossos jovens”, explicou.
O encontro reforçou o compromisso da administração municipal em trabalhar em parceria com o Poder Judiciário e demais entidades para ampliar ações voltadas à infância e juventude, além de mulheres, crianças e idosos em situação de vulnerabilidade, promovendo mais segurança e qualidade de vida para as famílias rio-pretenses.
Mín. 19° Máx. 28°