O Conselho Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e Animais Domésticos do Piauí (Confauna), publicou no Diário Oficial do Estado, em 10 de março de 2025, a Resolução Confauna Nº 002, datada de 7 de março de 2025, que institui o Programa Estadual de Proteção à Fauna Silvestre. O programa estabelece objetivos e diretrizes para a sua implementação no estado.
O Confauna tem a missão de definir diretrizes deliberativas para as ações dos órgãos ambientais, das instituições envolvidas com a proteção e assistência animal, além da sociedade civil. No Piauí, atuam órgãos do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), como a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, responsável pela gestão dos recursos faunísticos silvestres, em conjunto com os órgãos municipais e federais de proteção ambiental. Esse trabalho é fundamentado na Constituição da República, especialmente no artigo 225, e nas competências previstas pela Lei Complementar nº 140, de 8 de dezembro de 2011.
O principal objetivo deste programa é cumprir a obrigação estabelecida pelo artigo 18, parágrafo único, da Lei Estadual nº 8.364, de 25 de abril de 2024, que determina a elaboração do Programa Estadual de Proteção à Fauna Silvestre pelo Confauna. Além disso, o programa visa estabelecer diretrizes para a proteção, gestão e conservação da fauna silvestre.
O Programa foi sistematizado a partir de ações nas áreas de fiscalização, educação ambiental, pesquisa, manejo, uso público, interação socioambiental, entre outras. Com a implementação dessas ações, aliados à alocação de recursos financeiros públicos e privados, à gestão transparente e ao esforço coletivo da sociedade, espera-se reduzir os impactos ambientais negativos sobre os animais silvestres do Piauí e potencializar as iniciativas de conservação.
Através desse programa, serão definidas as ações prioritárias para a preservação das espécies, além de criar políticas públicas sustentáveis que garantam a manutenção de populações viáveis a longo prazo. A transparência das ações permitirá a participação ativa de instituições e cidadãos comprometidos com a conservação da fauna silvestre.

Período do defeso do pinhão ajuda a preservar a flora, a fauna e os benefícios socioeconômicos do extrativismo
Pinha da araucária com pinhões. Foto: Acervo do Centro VianeiO Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) é uma das organizações envolvidas...
Ações e a participação do público marcam a celebração da data
No dia Mundial da Água, celebrado neste sábado, 22, pessoas de diferentes idades compareceram nas atividades programadas pela Prefeitura de Cuiabá,...
Do recorde de público à sustentabilidade: Festival de Parintins cresce com investimentos do Governo do Amazonas
Mais de 340 mil turistas passaram pela Ilha Tupinambarana, durante o período do Festival de Parintins...
Ceará vai coordenar a Câmara Temática do Meio Ambiente do Consórcio Nordeste
Neste ano, a Câmara Temática do Meio Ambiente, do Consórcio Nordeste, será coordenada pelo Estado do Ceará. Instalada na manhã desta quinta-feira (...Mín. 19° Máx. 28°
Programa SC Bem Mais Simples avança e chega a mais de 150 municípios catarinenses
Cultura Há 6 horasGovernador prestigia última apresentação no Theatro São Pedro antes de reforma financiada pelo Estado
Sorriso - MT Há 9 horasVereadores prestigiam inauguração do segundo Banco Vermelho em Sorriso
Lucas do Rio Verde Há 10 horas14ª Corrida pela Preservação da Água reuniu cerca de 1.400 atletas em Lucas do Rio Verde
Economia Há 11 horasMais de 40 milhões simulam consignado para CLT até este domingo

A JUVENTUDE E O DEBATE DE IDEIAS.

Governador Gladson Cameli confirma o nome de Marcos Motta na PGE

Governo lança programa para instalar luminárias de LED em todo o Estado

O cinema feito por mulheres volta a ser destaque na programação cultural de Goiânia

Prorrogado o prazo de inscrições para o Programa de Estágio Forense da Procuradoria Geral do Município de Nova Iguaçu
